O Mistério das Conchas


Foto: Carla Falce

Curiosidades

O uso das conchas é antigo na humanidade.

Na Grécia Antiga, as pessoas escreviam o nome de uma pessoa indesejada em conchas de ostras, e o mais votado era banido da cidade.

Era o “ostracismo”, expressão que até os dias de hoje significa banimento, exílio.

As "joias" mais velhas do mundo

As joias mais antigas do mundo teriam 100 mil anos, e não foram feitas de ouro ou pedras preciosas, mas de conchas. Até recentemente, as joias mais antigas conhecidas foram encontradas na caverna de Blombos, na África do Sul: uma coleção de conchas perfuradas – 41 ao todo, que seriam parte de um colar de contas de 75 mil anos.

Novas pesquisas, no entanto, mostram que a joia mais antiga do mundo, também feita de conchas, teria 100 mil anos. São três conchas perfuradas nos mesmos lugares, indicando terem sido usadas em um colar. Duas delas foram encontradas nos sítios arqueológicos de Skhul, em Israel. “Esse achado é importante porque marca o momento em que o homem passa a ser culturalmente moderno”, esclarece o autor (1).

(1) Ricardo Bonalume Neto, Conchas são "jóia" mais velha do mundo, 2006. Jornalista da Folhaonline, Jornal Folha de São Paulo. Notícia extraida do artigo Study reveals 'oldest jewelry, de Paul Rincon, da BBC News, 22 de junho, 2006. www.folha.com.br