A Beleza das Conchas


Outras Flores de Cristina: Flores de Escamas


As Flores de Cristina: Flores de Conchas

O Mistério das Flores

No setor de Etnologia do Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, existe uma bela coleção de flores de conchas sem referência sobre quem as produziu.

“34.381 – Flores de Conchas. Árvores. Adquiridas em Guarapari, ES. Oficina do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, em fevereiro de 1945” (1).

A coleção é composta de 45 peças e não há indicação de quem foi a artista. As conchas são do mesmo tipo usado em Piúma, mas ninguém ali faz aquele tipo de flores.

Em 1988, fotos dessas flores foram mostradas a Carmen Muniz e Lili Santana, que não as identificaram, mas informaram que Olga Zaché da Silva talvez soubesse. Vendo as fotos, Da. Olga diz que as flores foram feitas por Donana, artesã com quem aprendeu o ofício. Infelizmente essa artesã não foi localizada.

“Permanece o mistério. Quem, em 1945, no Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, adquiriu esta coleção e zelou para que fosse preservada?” indaga Ana Hey (2), da equipe responsável pela Sala do Artista Popular do museu.

Conchas
Foto: Humberto Capai

(1) Museu Nacional do Rio de Janeiro, www.museunacional.ufrj.br

(2) Ana Heye, Sala do Artista Popular. Fundação Nacional de Arte (1988).
Funarte –
www.funarte.gov.br