Artesãos / Artesãs


Foto: Carla Falce

Seguidores

Com peças sofisticadas e inovadoras, o artesanato de conchas do Espírito Santo tem sido constante destaque no cenário nacional e internacional. Famosos por sua criatividade e beleza, os produtos são vendidos em todo o Brasil e exportados para países como Argentina, Chile, Venezuela, Portugal e Espanha. Piúma é hoje o município que mais se destaca no cenário capixaba, com 95% da produção.

O artesanato em conchas está disponível em feiras, bazares, exposições, lojas e praças. Além disto, os produtores capixabas viajam anualmente para diferentes estados com o objetivo de divulgar seus trabalhos. Os clientes admiram a capacidade de transformar as matérias-primas em produtos tão diversificados, delicados e de rara beleza.

A produção se sofisticou, os artesãos hoje importam matéria-prima de diversas partes do mundo, como a Indonésia, Peru, África. Alguns produtores incorporam também couro, cerâmica, bambu, palha, aço, ouro e prata. O resultado é um artesanato de alta qualidade que ilustra catálogos nos grandes centros urbanos.

Duas artesãos que hoje se destacam no cenário nacional são Giovanna Barbosa e Cristina Maria Ribeiro Lauteman.

Texto: Manaira Medeiros, jornalista, escritora, ambientalista.
www.seculodiario.com