Artesãos / Artesãs

Foto do acervo "Artesaos Associados"

Seguidores: Giovanna

A artista plástica Giovanna Barbosa (1) é uma das que tem obtido sucesso mundo afora com trabalhos em conchas agregados a materiais finos. Natural de Vitória, ela iniciou a atividade artesanal há dez anos, quando enviuvou e se mudou para a Ponta da Fruta, no litoral sul capixaba.

Adquirindo o hábito de caminhar frequentemente pela praia, Giovanna reparou na grande quantidade de matéria prima disponível, vislumbrando então a possibilidade de produzir peças diferenciadas e com design inovador, dando uma nova conotação à arte manual das conchas. Suas peças feitas com técnicas de degradê, são realçadas por vidros temperados. Seus espelhos chamam a atenção em feiras nacionais e internacionais.

O sucesso de seus trabalhos a incentivou a abrir um espaço para os artesãos. Nasceu, então, o “Artesãos Associados”, primeiro show-room de artesanatos finos do Estado. Giovanna criou também o ateliê Gibarbosa Presentes e Artesanatos, onde trabalha em parceria com 43 famílias de catadores de conchas.

A sofisticação da peça “Bailarina de alumínio com saia de conchas” rendeu à Giovanna Barbosa o Prêmio Top 100 de Artesanato 2006-2008, e o “Mulheres Empreendedoras” 2007, em decorrência do trabalho social que realiza com as famílias de catadores. Esses prêmios são oferecidos pelo Sebrae.

(1) Giovanna Barbosa (Giovanna.arte@terra.com.br)

Texto: Manaira Medeiros - jornalista, escritora, ambientalista.